domingo, 11 de janeiro de 2009

Sentimentos

Tá aí algo pra se pensar...

O que significa gostar de alguém, sentir saudades, ciúmes, e não querer se envolver? Bom, não posso afirmar com certeza, mas acredito que se essas sensações já fazem parte do cotidiano de determinada pessoa, acredito que ela já esteja envolvida...

Ora, parece ilógico dizer que não quer alguém, quando a deseja a todo instante...

Gostaria de poder encontrar uma cartilha que nos ensinasse as diversas formas de amar, principalmente aquela lúdica pretensão de amar com desapêgo. Por favor, isso não existe! Quando você gosta, você quer ver a pessoa, quer tocar, sentir, beijar, ouvir a respiração. E não pára por aí, quando a gente gosta de alguém, o simples desinteresse nos incomoda.

E aí começam as complicações. Não querer se envolver é compreensível, mas dizer que não quer se envolver quando é nítido o completo envolvimento, ah... isso é medo. Sim, medo. Medo de sofrer de novo, medo de gostar mais e não ser correspondido, medo de si mesmo, medo de não saber lidar com as dificuldades do dia-a-dia, medo de pôr tudo a perder, medo de ter medo.

Quem é que nunca teve medo de começar um relacionamento porque conhece todos os seus defeitos e por isso mesmo sabe que pode estragar tudo?

Normal?

Até certo ponto. Porque quando já estamos envolvidos, insistir nessa tratativa é querer se machucar.

Se erramos no passado, paciência. Já passou. Se perdemos pessoas maravilhosas por imaturidade nossa, aprendemos. Foi crescimento. É chegada a hora de respiramos fundo, enchermos o peito de fôlego e ir à luta. Um grande amor não bate à nossa porta, é preciso dedicação, por nós e pelo outro. E isso cansa.

Cansa mesmo. Mas vale a pena.

Tomar um sorvete junto, ir ao cinema, gargalhar assistindo "Fantástico", procurar besteiras no "youtube.com" apenas para passar o tempo ao lado da pessoa amada, são momentos agradáveis que só existem quando ambas se dedicam.

É mais ou menos como fazer faxina. Você protela ao máximo... até não aguentar mais. Aí você arregaça as mangas e vai fundo, trabalha firme. No final você se orgulha de si mesmo e tem aquela sensação de conforto.

Assim são as coisas do coração. Você evita até não poder mais, pois já conhece as coisas boas e ruins de um relacionamento, os prós e os contras. De repente, quando menos percebe já está envolvido dos pés à cabeça... e à partir do momento que resolve se entregar, tudo fica mais fácil. Dá trabalho também.

Mas depois você é recompensado com um abraço quente e sincero, um beijo doce e molhado, um olhar acalentador e seguro, um cheiro envolvente. Coisas simples que aliviam a barra do dia-a-dia.

E isso só é possível com alguém especial. Alguém que nos entenda, alguém que nos faça voar com um simples olhar, o que só acontece com quem nos deixamos envolver.

Assim, acho complicado ter esse tipo de contato sem envolvimento. Acho que este é consequência inevitável daquele.

Enfim, se aquela cartilha que comentei no início desta postagem existisse, o que se admite apenas por hipótese, certamente seria o melhor best-seller já escrito.

Natalia Viotti

9 comentários:

  1. Adorei seu texto Na! De verdade.. muito bom ... e real.

    Um beijo, saudade.

    Sa

    ResponderExcluir
  2. ...Falar em sentimentos não é apenas lembrar daquela coisa toda melosa, com tratamentos delicados, palavras e gestos moles ou ensaiados até, flores enfeitando tudo, corações pintados, etc, etc e etc, mas também, ter atitude, mostrar o quanto aquela pessoa é querida e desejada, quanto sentimos um envolvimento mágico que nos faz tirar os pés do chão e viver aquele momento único, é criar esse ambiente todo ao redor de nós.

    Normalmente também, nos remetemos à uma cena onde vemos algo ou atitudes de carinho, cuidados, atenção especial de um para o outro; um ambiente preparado para acolher a pessoa a quem se quer demonstrar essa importância, esse desejo, esse valor que tem em sua vida, criando essa realidade que faz sonharmos acordados; o dia a dia, que mesmo movido por altos e baixos que qualquer ser humano está propenso a ter, mas que mesmo assim, jamais irão tirar essa magia, esse encanto todo que os sentimentos nos fazem alcançar.
    Perfeito seu texto, ele daria um bom prefácio pra "tal da cartilha"... ou quem sabe uma orelha, uma contra-capa...


    Dois beijos !

    ResponderExcluir
  3. Naná.....
    O Seu texto, como disse é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SOOO!!!!!
    Vindo de uma pessoa como vc, não poderia sair melhor!
    Eu acredito que tudo oq escreveu pega bem fundo no coração de muita gente, diria que praticamente toda a população do munddooooo.... Pq amar é muito bom, ser amado é melhor ainda.......e o medo, insegurança, ciúmes, faz parte do script deste sentimento, O importante é sabermos administrar todos esses sentimentos e sermos sempreee e eternamente felizes....
    Vc é lindaaaaaa, seguraaaa!!!
    1234 p/ sempreeee!!!!!
    Lú Filipe

    ResponderExcluir
  4. Que lindo.....Amei o texto.....Tão simples e profundo ao mesmo tempo.
    Beijo no coração! Jan.

    ResponderExcluir
  5. Ah Na...eu como uma libriana romântica, carente e apaixonada concordo em TUDO! Adorei esse e os outros posts!
    Beijos amigaaaaaa
    Débora

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse best-seller ainda não existe, mas nesse mundo nada é impossível. Infelizmente gostamos e queremos pessoas impossíveis e não adianta negarmos, pois isso são coisas da vida, coisas que nem percebemos. O amor é um ícone que tem seus alto e baixos e devemos estar preparadas para tudo inclusive para o baixo, pois é nessa hora que perdemos o chão, o sentindo, o caminho que devemos seguir para sairmos dessa situação. O amor é o sentimento mais lindo que existe e ela começa na amizade. Amizade que muitas pessoas não fazem questão enquanto outras brigam por ela. Algumas pessoas agem dessa forma por ter crescido na "raça", da pior maneira que um ser humano pode viver, enquanto outras não.Mas desejo a vc um 2009 de muitas realizações, que tudo de melhor possa acontencer, que todos os seus sonhos e desejos sejam realizados, pois vc merece e muito. Saiba que eu nesse best-seller entro no capítulo: A LUTA PELA AMIZADE...rsrs. Saiba que pode sempre contar S2 e espero um dia nos encontrarmos para colocar as fofocas em dia. Bjks e fique com Deus sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu, a meu modo e a distância, te amo!

    ResponderExcluir